Bacharel
Não teriam Golda Meier e George W. Bush o mesmo ingrato papel?
O lado humano é retratado na situação de Avner. O pai tinha sido preso, a mãe o abandonou no Kibutz e sua mulher está grávida de sete meses. Mas a pátria deve estar acima de tudo e o agente nem pensa em recusar a missão oferecida diretamente pela primeira-ministra.
Avner lidera um grupo de pessoas não ligadas ao serviço secreto, mas com habilidades para ir a qualquer ponto da Europa com passaportes falsos, explodir pessoas, fugir de perseguições e não deixar rastros. O time é formado pelo motorista Steve (Daniel Craig), o falsificador de passaportes Hans (Hanns Zischler), o fabricante de brinquedos Robert (Mathieu Kassovitz, ator de Amém e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) e Carl, aquele que se preocupa com tudo e elimina os restos do trabalho dos outros do grupo. Depois de algumas perseguições e mortes, o grupo passa a ser perseguido. Interessante é que as mesmas pessoas que cederam as informações dos palestinos fazem uma espécie de leilão dos agentes.
Papa e Louis são personagens pouco comentados nas resenhas sobre Munique. "Papa" é uma espécie de Poderoso Chefão que iniciou sua carreira sabotando trens alemães na França ocupada e passou a comprar e vender informações de agentes secretos e terroristas. A casa familiar recheada de crianças lembra o Poderoso Chefão e a do coveiro de “Kolya” que tinha diversos animais em casa.
“Quem lida com a morte tem de estar cercado de vida por todos os lados”. Assim como os ex-sabotadores franceses não