Provas
ALUNO(A): ____________________________________________________________ Nº ______2º ANO
A Sociologia do Trabalho
1-Assim esse trabalhador proletário, que vive do seu trabalho e para o seu trabalho, é transformado pelas relações sociais e pelas relações de produção em mera mercadoria. Ele é cada vez mais explorado e sempre desvinculado do produto de seu trabalho quando está produzindo para o “outro”. O conceito que melhor define a ideia no texto acima é: A) Exploração B) Classe social C) Alienação D) Mercado de trabalho
2-“-A positividade do trabalho o revela como uma atividade que funda o homem como ser social, que é calcada no princípio da criatividade. Através do trabalho, construímos historicamente nossa existência e nossas relações sociais. Pode-se dizer que o trabalho original torna o homem livre, pois ele o planeja e o executa por sua vontade. Dessa forma, podemos afirmar que:
I- O trabalho não alienado é aquele fundante do ser social. Assim o homem estabelece relações e se afirma sua humanidade pelo trabalho.
II- Há uma antropologia que valoriza o trabalho, fundamentada na concepção grega de que o trabalho é realização dos cidadãos e seres livres.
III- Só há um tipo de trabalho: aquele que é executado e planejado segundo a vontade do próprio homem livre.
Assinale a alternativa que expõe a (as) correta (corretas): A) Todas. B) I e III. C) I e II. D) Apenas I. E) Apenas III.
3 - Para otimizar a produção fabril no século XIX, duas teorias se destacaram: o taylorismo (Winslow Taylor – 1856-1915) e o fordismo (Henry Ford – 1863-1947). Leia e analise as afirmativas sobre os desdobramentos concretos dessas teorias.
I – O taylorismo propunha uma série de normas para elevar a produtividade, por meio da