Ficha tecnico de um motor
Tempo de Admissão: A admissão é o primeiro dos quatro tempos que o ciclo Diesel e Otto utilizam. Neste "tempo" (ou fase) do ciclo do motor, é introduzido nos cilindros uma mistura de ar e combustível (Ciclo Otto) e apenas ar (Ciclo Diesel). A fase de admissão é muito importante, pois uma boa admissão permite introduzir mais mistura carburante para dentro dos cilindros e logo aumentar o binário (torque). Sistemas de admissão variável e distribuição variável assim como a sobre-alimentação existem para aumentar a eficiência do tempo de admissão. Para que o tempo de admissão ocorra a válvula de admissão precisa estar aberta enquanto a válvula de escape fechada.
Tempo de compressão: No tempo de compressão a mistura ar-combustível é comprimida na câmara de combustão para motores de ciclo Otto e somente ar em motores de ciclo Diesel. Para que o tempo de compressão ocorra ambas as válvulas necessitam estar fechadas.
Material exclusivo para treinamento da Rede de Concessionárias NISSAN jan/2009
Ciclo do Motor
Tempo de combustão: O motor ciclo Otto representa a combustão ou queima da mistura carburante causada pela centelha emitida pela vela. No motor de ciclo Diesel ocorre a alto-combustão do diesel dentro dos cilindros, isso ocorre devido a alta temperatura do ar comprimido. Para o tempo de combustão ambas as válvulas permanecem fechadas.
Escape Quarta fase do ciclo de quatro tempos em que os gases de escape são expelidos dos cilindros através das válvulas de escape. Para o tempo de escape, a válvula de escape se abre para que os gases sejam expelidos.
Material exclusivo para treinamento da Rede de Concessionárias NISSAN jan/2009