Resumo de anamnese
• Conceito e Objetivos: entrevista com o paciente que objetiva colher informações acerca deste, estabelecer com ele uma relação de confiança e apoio e fornecer informações e orientações. Também tem como objetivos fazer a história clínica e conhecer os fatores pessoais, familiares e ambientais relacionados com o paciente; estabelecer os aspectos do EF que merecem mais investigação; definir a estratégia a ser seguida quanto aos exames complementares; e escolher procedimentos terapêuticos mais adequados em função dos diagnósticos e do conhecimento global do paciente.
• Condução:
↪ Relato livre e espontâneo: o paciente relata suas queixas sem qualquer interferência do médico, que apenas o ouve. Ex.: psiquiatria, psicanálise.
↪ Anamnese dirigida: o médico conduz a entrevista de modo mais objetivo. Deve-se ter cuidado para não se deixar levar por ideias preconcebidas.
Os dados colhidos devem ser elaborados. A boa anamnese é o que fica do relato do paciente depois de ter passado por uma análise crítica para estabelecer o significado das expressões usadas.
• Lembrar que:
↪ O primeiro contato é o melhor momento para fundamentar uma boa relação médico-paciente. Cumprimentar o paciente, dirigindo-se a ele pelo nome; demonstrar atenção; identificar de pronto alguma condição especial (dor, sono, ansiedade etc.) para saber a maneira como conduzir a entrevista.
↪ Conhecer e compreender as condições culturais do paciente é importante para o reconhecimento da doença.
↪ Ter o cuidado de não sugestionar o paciente fazendo perguntas que nascem de ideias preconcebidas.
↪ Sintomas bem investigados e compreendidos abrem caminho para um EF objetivo.
↪ O médico deve elaborar mentalmente as queixas, durante e após o relato do paciente, de modo a encontrar o desenrolar lógico dos acontecimentos.
↪ Os dados fornecidos pelos exames complementares não corrigem as falhas cometidas na anamnese.
• Semiotécnica:
A anamnese se inicia com