Fordismo Keynes
O fordismo é um sistema de produção baseado na indústria automobilística e de bens duráveis.
Esse sistema de produção tem a finalidade de produzir em massa, para que assim haja consumo em massa. Ou seja, Ford vai perceber que quanto mais ele produzia, mais ele podia vender mais barato, e assim, havia mais consumo, pois mais pessoas podiam comprar os produtos com menos valores de mercado.
Nessa época (30-60), houve grande exploração para os trabalhadores, e com isso o aumento da extração da mais valia.
Contudo, houve também uma significante melhora na vida dos trabalhadores, pois estes se mobilizaram para melhores condições de trabalho. Enfim, o fordismo foi uma época de grandes contradições referentes a politica, a economia e ao social, pois mesmo com a indústria em alta, os trabalhadores ainda sofriam com as desigualdades sociais e econômicas da época.
Keynesianismo
O keynesianismo é uma época de grandes mudanças na vida dos trabalhadores. Essa época é considerada a época dos anos gloriosos, época essa que vai garantir vários direitos e benefícios aos trabalhadores.
Nesse período há grandes implantações de politicas sociais, onde Keynes vai dizer que o Estado deve intervir na economia e nas politicas sociais.
Keynes afirma ainda, que o Estado deve conceder benefícios aos trabalhadores, essa época de grandes mudanças politicas e sociais é conhecida como ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL, ou seja, época onde as politicas sociais estão em alta, onde os trabalhadores adquirem direitos como: redução da jornada de trabalho e benefícios como: seguro saúde.
Portanto, o keynesianism,o é uma época de grande importância tanto para as empresas quanto para os trabalhadores, pois é neste momento que esses trabalhadores conquistam seus direitos dentro das próprias fabricas, através das lutas e das mobilizações.