Sociologia
R: Características do taylorismo:padronização do processo de tralho, fixação da jornada de trabalho(concentração) supervisão dos trabalhadores (centralização).
Características do fordismo: sincronização, especialização, padronização e racionalização. Ford distingue-se de Taylor na visualização de que uma produção em massa teria como consequência um consumo em massa também, ou seja, um novo modo de gerenciar a produção agora voltada para o consumo.
2) Relacione toyotismo à terceira revolução industrial.
R: O modo de produção toyotista tem como característica principal a flexibilidade da execução de suas tarefas, com mãos – de – obra qualificadas e profissionais multifuncionais, tudo se deu pela evolução tecnológica, otimizando a produção aumentando os lucros e reduzindo os custos de produção, por conta também da inserção de maquinários aumentando a eficiência e o tempo de produção das linhas.
3) Diferencie toyotismo e fordismo.
R: Além do modo de produção toyotista ter inúmeras melhorias em relação ao fordista, tem como diferencial a participação ativa dos funcionários no planejamento impactando em melhorias na produção e consequentemente gerando maiores lucros, o que não acontece no meio de produção fordista, já que seus funcionários não são multifuncionais e sim executa apenas a função que lhe é repassada, ou seja, não tem senso crítico sobre do seu trabalho. E ainda conta com uma produção conforme a demanda e não em massa como no fordismo.
4) Compare keynesianismo com neoliberalismo.
R: Com a crise de 1929, Keynes fundamentou a política de Estado de bem estar social como solução para os problemas, onde a intervenção do Estado na economia ou quaisquer setores que fosse preciso era indispensável, pois para ele diferentemente dos clássicos da economia o que impulsionava o aumento do capital não era uma menor taxa de juros, mas sim expectativas de lucros futuros e, para isso o