Questões - aristóteles, hobbes
1. Identifique em Aristóteles as causas da sociabilidade natural dos homens.
De acordo com seu livro intitulado “Política”, volume I, Aristóteles afirma que o homem é um animal político por natureza. Conforme o pensador grego, o indivíduo é o ponto de partida, pois, o ser humano consegue viver de forma isolada. Todavia, por tempo determinado. Assim, pelo fato de não ser auto-suficiente, necessita do próximo.
Aristóteles apresenta princípios fundamentais que levam os homens à vida política. Um dos princípios diz respeito à natureza do homem. Ou seja, princípio natural, do qual resulta na conservação da espécie, onde ocorre a união entre seres (homem e mulher) não obstante oriundos de uma escolha, e sim um impulso natural. Este impulso, que une os seres com a finalidade de perpetuar a espécie, origina a família. Ainda de acordo com Aristóteles, só o homem é um animal social por natureza. Os outros animais estão fora deste plano. Apesar de que também sejam movidos pelo instinto de perpetuação da espécie, não é possível identificar neles a noção de bem e mal, justo e injusto. Essas coisas são características intrínsecas dos seres humanos. Por fim, a felicidade torna-se o objetivo do ser humano, surgindo a partir da relação entre política e ética, onde a ética conduz naturalmente a política. A sociabilidade natural do ser humano leva Aristóteles a compreender a cidade como a área específica de boa vida, o espaço da felicidade.
2. Apresente as causas da natural insociabilidade dos homens segundo Hobbes.
Thomas Hobbes através de seu pensamento Hobbesiano, apresenta a tese que os homens são insociáveis por natureza. Diante disso, apresenta as variadas causas desta insociabilidade, vinculando o estado natural com estas características.
Hobbes reflete sobre a impossibilidade do retorno dos homens ao estado de natureza. Isso se deve que sem um poder comum, os homens estarão sempre nesse estado natural, ou seja, em constante