folha de pagamento
4.1. OBJETIVO GERAL
Estudar o preparo e a execução de uma folha de pagamento.
4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conhecer e analisar os métodos para a preparação de uma folha de pagamento.
• Localizar fatores que podem modificar os valores da folha.
• Detalhar os temas abordados para a formatação da folha de pagamento.
5. REFERENCIAL TEÓRICO
Editar:
5.1. Folha de pagamento
A relação do empregador com o empregado tem vários pontos a serem considerados, como: tipo de contrato, jornada de trabalho, proventos, encargos, enfim os direitos e deveres de todos conforme as normas especificadas pela Consolidação das Leis Trabalhistas.
Folha de pagamento é o documento utilizado para informar as despesas que a empresa apresenta com seus funcionários. Nela estão registrados os proventos e descontos.
5.1.1. Proventos
Provento é todo valor que chegue a somar na folha de pagamento na remuneração do empregado, seu pagamento, podendo ser de dever do próprio ou da previdência.
Logo serão analisadas bem detalhadas, algumas informações que compõem a remuneração:
5.1.2. Salário
Um valor pecuniário, pago diretamente pelo empregador como uma remuneração ao serviço do empregado, conhecido como salário fixo. Pode ser pago mensal, quinzenal, semanal ou diariamente. Isso dependerá do acordo feito entre as partes.
5.1.3. Adicional noturno
É um valor pago ao funcionário pela prestação de serviços feito em períodos noturnos, Considera-se hora noturna urbana aquela que inicia às 22h00min e vai até 5h00min do dia seguinte.
Desde que o empregado não desconte as horas excedentes em outros dias de trabalho, isso somente com acordos da empresa com o funcionário.
5.1.4. Adicional de insalubridade
São concebidas insalubres atividades que expõem o empregado a agentes prejudiciais a sua saúde, conforme relata Pantaleão (2009). “Como o próprio nome diz insalubre é algo não salubre, doentio, que pode causar doenças ao trabalhador por conta de sua