sociologia
1) De acordo com Weber, qual a diferença entre a ação social e a ação física?
Para Weber, a ação social: “Significa uma ação que, quando ao sentido visado pelo agente ou os agentes, se refere ao comportamento de outros, orientando-se seu curso.” Ação física é a ação social, ela só passa a ser ação social se existe alguma ação orientada a evitar ou modificar um fenômeno natural, ou ações posteriores que venha modificar ou alterar os efeitos de um fenômeno natural.
2) Sobre a definição de ação social para Weber, assinale a alternativa correta.
b) Implica necessariamente uma relação social, prescindindo de significação.
3) De acordo com a teoria weberiana da ação social, em que situação um indivíduo se baliza por uma conduta não racional?
Ele a define como uma conduta humana que possui um sentido com conteúdo subjetivo por parte de quem a pratica, o qual norteia seu próprio comportamento, tendo em vista o ato, presente, passado ou futuro, de outro ou de outros que podem ser individualizados e conhecidos. As condutas serão mais racionais quanto menos os indivíduos se encontrarem sujeitos aos costumes e afetos e quanto mais eles se conduzam por um plano adequado à situação.
4) Compare a explicação weberiana de classe social com a explicação de Marx e estabeleça a diferença entre elas?
É por conceber a sociedade dividida em instâncias diferenciadas que Weber distingue entre os conceitos de classes fenômeno puramente econômico e definido na esfera do mercado de consciência de classe adscrito à esfera social. Weber vê na consciência de classe um caráter contingente, ao contrário de Marx, que postula uma correlação necessária entre esses dois planos. Uma das distinções entre estamentos e classes refere-se à necessária existência nos primeiros, de um sentimento de pertença, já que as classes são apenas bases possíveis de uma ação comunitária.
5) Considerando os fragmentos apresentados,