Itten
Em moda a cor é o primeiro elemento a ser pensado, é a essência e a alma do processo de uma coleção. Também a cor é o primeiro elemento da composição pessoal, da produção visual de uma pessoa.
TEORIA DE ITTEN
A teoria das cores sazonais foi inspirada nos estudos do artista e colorista Johannes Itten, da famosa escola Navhas, na Alemanha. Observou que as cores pessoais de cada um são as complementares para os seus tons de pele, cabelo e olhos, tanto em tonalidades, como em intensidade.
Baseado nos estudos de Itten, Robert Dorr criou o Color Key System, que revolucionou a indústria de cosméticos, por classificar as peles em quentes ou frias.
É fato que as cores que não são apropriadas para nos, tornam nossa pele pálida, avermelhada ou esverdeada, desfavorecendo nossa imagem e causando um impacto negativo. As cores pessoais iluminam o rosto, e, em sintonia com a cor da roupa, acessórios e cabelos, favorecem a aparência como um todo, tornando-a mais interessante, harmoniosa e atraente.
Em teoria, as cores opostas ou complementares se neutralizam se sobrepostas. Ou seja, se você olhar no círculo cromático e escolher uma cor, a cor que está oposta a ela é a cor que a neutraliza. E isso vale também em se tratando de maquiagem.
Conheça a Roda das Cores:
Conheço pessoas que inclusive confundem cores frias com cores pastel. A expressão cor Pastel é usada pela indústria de roupas, pois é um método de pintura e não uma cor. Tom Pastelsão cores mal definidas e Cores Frias