Artistas da Escola Bauhaus
Artistas de Bahaus
Índice
Introdução - página 3
Artista 1 - página 4
Artista 2 - página 6
Conclusão - página 7
Bibliografia - página 8
Introdução
A escola de Bauhaus foi fundada na Alemanha, no ano de 1919. O significado do nome “Bauhaus” é “casa de construção”, era uma escola democrática, onde todos buscavam novas linguagens e criações. Também era uma escola livre onde se originaram os estilos abstratos modernistas.
Aqui, neste trabalho, vamos saber um pouco mais sobre Johannes Itten e Paul Klee, dois dos principais artistas da Escola de Bauhaus.
Johannes Itten
Itten nasceu em 1888, na Suíça. Foi pintor, docente e ensaísta místico, fez parte da primeira fase de Bauhaus.
Ele teve sua formação em artes com o pintor Adolf Hoelzel. Em Outubro de 1919, teve cadeira como docente da Bauhaus até Março de 1923, quando pediu a sua demissão por não concordar com a orientação que visava a cooperação com a Indústria.
Suas aulas na Bauhaus eram iniciadas com exercícios de ginástica e respiratórios, isso descontraia e relaxava os estudantes. Na Bauhaus desenvolveu um Curso Preliminar, no qual objetivo era eliminar da mente do aluno todos os preconceitos que ele trazia, fazendo-o recomeçar a partir do zero. A sua metodologia baseava-se em dois conceitos opostos: a intuição e método ou experiência subjetiva e cognição objetiva.
Seu desejo era liberar o poder criativo que o aluno poderia ter individualmente, e dar a ele uma nova compreensão da natureza e dos materiais. As teorias desenvolvidas por Itten tinham como objetivo o “Eu”: os estudantes deviam procurar o seu próprio ritmo e desenvolver uma personalidade harmoniosa.
Teve como assistente nas suas aulas a professora Gertrud Grunow, com quem tinha muitas ideias afins. Gertrud trabalhava com uma teoria da harmonia, baseava-se na crença de que cada pessoa possuía um equilíbrio universal de cor, música,