relatório metalografia
TRATAMENTOS TÉRMICOS
1. Introdução
Os tratamentos térmicos consistem em aquecer o material a uma determinada temperatura e depois esfriá-lo em determinadas condições para a obtenção de propriedades distintas - dependendo da forma de resfriamento.
A metalografia microscópica estuda os produtos metalúrgicos e analisa as superfícies metálicas, levando em consideração os tratamentos térmicos feitos anteriormente, visando a determinação de seus constituintes e respectivas fases fornecendo, assim, elementos indispensáveis para a correta interpretação dessas amostras. As análises são feitas a partir de amostras de superfícies metálicas anteriormente lixadas, polidas e atacadas por um reagente.
2. Objetivo
O objetivo do trabalho trata-se da analisar e comparar as microestruturas dos aços ao carbono, antes e após determinados tratamentos térmicos, a fim de constatar como as mudanças microestruturais modificam as propriedades do material (constituintes e fases) e, por consequência: como isso afeta na seleção de materiais para o design.
As estruturas e propriedades a serem analisadas são: de aços comuns com médio teor de carbono (aproximadamente 0,5% de carbono em densidade) sujeitos a diferentes tratamentos térmicos (recozimento pleno, normalização e têmpera em água), analisando o efeito destes através de medições de dureza
Rockwell e exame metalográfico.
Além disso, as aulas práticas da disciplina visam mostrar as diferenças de cada processo instruindo o aluno como realizar cada etapa de procedimento da metalografia. 3. Fundamentação Teórica:
3.1 Conceitos importantes:
Austenita: A austenita, nos aços-carbonos comuns, só é estável a partir de
727°C,consta de uma solução sólida de carbono no ferro-gama e apresenta uma estrutura de grão poligonais irregulares, boa resistência mecânica e tenacidade, e não é magnética.
Ferrita: É o ferro no estado alotrópico Alfa, com traços de carbono,