relatorio de metalografia
ESCOLA DE MINAS
RELATÓRIO
METALOGRAFIA
LABORATÓRIO DE MATERIAIS
.
Ouro Preto
2013
Introdução
A metalografia é a ciência que estuda a constituição e a estrutura dos metais. A metalografia é importante para observar as propriedades e o comportamento de materiais metálicos, visto que esta permite conhecer a estrutura do material e suas propriedades microestruturais, assim como sua formação e distribuição.
Há varias técnicas usadas em metalografia, incluindo observação a olho nu, microscopia óptica, microscopia eletrônica e difração de raios-x, dependendo somente da escala de observação, que podemos distinguir entre observação macrográfica e micrográfica. A micrografia consiste na observação de aspectos microestruturais, de dimensões reduzidas, como contornos de grão ou outros defeitos cristalinos, recorrendo à microscopia óptica ou eletrônica. Já a macrografia consiste na observação de características estruturais de grandes dimensões, perceptíveis a olho nu ou a pequenas ampliações.
Antes de observar o material, é necessária uma preparação. As etapas de preparação do material são:
Corte ou desbaste;
Embutimento;
Lixamento;
Polimento;
Ataque químico.
Objetivo:
A observação metalográfica oferece informações básicas de estruturas dos materiais em estudo, favorecendo a prévia de possíveis problemas que essas peças possam causar durante o uso em uma estrutura.
Os principais objetivos da preparação metalográfica são:
Conhecimento de técnica de preparação metalográfica;
Metodologia de lixamento e polimento de superfícies;
Metodologia de “revelação” de grãos.
Principais problemas encontrados nos processos de preparação metalográfica Corte
Devemos fazer várias considerações para que o corte não danifique a amostra ou a amostra não quebre o disco abrasivo. Para isso iremos pontuar os cuidados necessários para que o corte seja bem feito.
Inicialmente deve-se cortar