Escola de bauhaus
Em 1919, na Alemanha, é fundada a Escola Bauhaus com o objetivo de unir arte e indústria. A finalidade deste centro de estudos era sugerir uma produção em série com qualidade de design e conceito inovador.
O objetivo da Bauhaus era parecido com a fusão da arte com o artesanato em séculos anteriores. A palavra Bauhaus significa casa de construção, e era uma escola democrática onde todos colaboravam em busca de novas linguagens e criação, independente da hierarquia entre aluno e mestre.
Bauhaus buscava aglutinar o conhecimentos de diversas artes como a pintura, música, dança, teatro, arquitetura, escultura e literatura para a construção de cidades melhores e um futuro consciente da criação. A Bauhaus era livre e dela se originou os estilos abstratos modernistas.
A escola foi fundada pelo arquiteto Walter Gropius como forma de oposição ao irracionalismo político alemão, defendendo o racionalismo de artistas e intelectuais da época. O racionalismo deveria estar presente em todos os meandros da vida.
Em 1925, Bauhaus é transferida de Weimar para a cidade de Dessau, onde ganhou sede própria. Porém, por defender a criação livre e democrática, foi fechada pelo nazismo em 1933. Anos depois, a Bauhaus foi recriada em Chicago sob o nome de New Bauhaus. Bauhaus deixou referências no estilo de criação que até hoje influência a arte e o design.
Baseado nos preceitos de “Arts and Crafts” (movimento inglês do século XIX), Gropius buscou a revalorização do trabalho artesanal aliado a indústria, que detinha inegável poder já àquele momento. A Bauhaus partia do conceito de uma arte que englobasse as demais, tornando-se uma unidade. Dentro da filosofia da escola, não existia a distinção entre artesão e artista, e a arquitetura, escultura e pintura eram unificadas. Preocupava-se com o desenvolvimento da criatividade, assunto