johannes itten
Johannes Itten nasceu em 1888 em Suderen-Linden, na Suíça, foi professor de escola primária, e teve formação de pintor com Adolf Hoelzel, cujas didáticas de arte e teoria de composição influenciaram o seu trabalho.
Leccionou Arte perto de Berna, transferindo–se para Viena para dirigir uma escola de arte. Nesta época foi apresentado a Walter Gropiu que o convidou para dar uma palestra sobre os Ensinamentos dos Mestres Antigos na Sessão inaugural da Bauhaus em 21 de Março de 1919, no Teatro Nacional de Weimar.
Teve influência de Frans Cizek, que desenvolvera um sistema de ensino baseado no estímulo da criatividade individual, através da produção de colagens de diferentes texturas e materiais.
A descoberta do ritmo e depois da composição harmoniosa a partir de ritmos diferentes era um dos frequentes temas das suas aulas, divididas em três áreas principais:
Estudos de objetos naturais e de materiais específicos, com o objetivo que o aluno conhecesse os características dos materiais e suas possibilidades de aplicação,
Posteriormente esses estudos eram desenhados, dando enfoque ao contraste do material
E também o contraste de forma e cores.
A sua abstrusa Formlehre — teoria da forma — partia de formas geométricas elementares, de círculos quadrados e triângulos, onde cada uma delas tinha um significado:
O círculo — fluente e central,
O quadrado — calmo,
O triângulo — diagonal. Johannes Itten teve como assistente nas suas aulas a professora Gertrud Grunow, com quem tinha muitas ideias afins. Gertrud por sua vez trabalhava com uma teoria da harmonia, baseava-se na crença de que cada pessoa possuía um equilíbrio universal de cor, música, percepção, forma, equilíbrio — que podia ser redescoberto através de exercícios físicos de concentração.
As teorias desenvolvidas por Itten tinham por objetivo o “Eu”: os estudantes deviam procurar o seu próprio ritmo e desenvolver uma personalidade harmoniosa.
Obras de Johannes Itten:
Farbkreis