bauhaus
Láslo
Trabalho sobre obras realizadas na Bauhaus
Pedagogia
Material e métodos
A metodologia proposta para a elaboração da pesquisa Bauhaus: a influência de sua pedagogia para o ensino do design, em andamento, consiste na pesquisa bibliográfica (documentação indireta) e em entrevistas com profissionais e ou estudiosos (documentação direta) da área que possam contribuir para o melhor desenvolvimento e compreensão do tema. É importante dizer que até o momento foi realizada apenas uma parte da pesquisa bibliográfica.
O Curso Básico
O elemento de sustento do ensino na Bauhaus era o curso básico,que Johannes Itten introduziu em 1919/20 como parte importante do cúrriculo e que era obrigatório para qualquer aluno. Tinha como objetivo a alto experimentação e alto averiguação para provar a capacidade dos alunos e perseguia a intercomunicação de conhecimentos básicos de configuração no sentido de um aprendizado efetivo da matéria,suas metas eram: “ Inventar construindo e reparar descobrindo”.
Tanto Albers quanto Itten metodologicamente eram indutivos na configuração, isto quer dizer que deixavam os alunos procurar, provar e experimentar. A capacidade cognitiva era desta forma, indiretamente estimulada.
Fases de Desenvolvimento:
A fase da fundação 1919/1923:O principal elemento pedagógico era o já mencionado curso básico. Após serem aprovados os estudantes poderiam decidir-se por oficinas/laboratórios especiais,por exemplo, gráfica,cerâmica,metal,pintura a mural,pintura em vidro,marcenaria,oficina de palco,têxtil,encadernação,escultura em madeira. Por este meio, queria se fomentar e desenvolver as capacidades artíticas e manuais aos alunos de forma equilibrada,cada oficina tinha dois líderes,” mestre da forma” e um “ mestre artesão”.
Fase da Consolidação 1923/1928:
Na segunda fase, foi desenvolvido o termo funcional em teoria e prática. Isto continha uma orientação social “ O domínio das necessidades da