ensaio de tração
Realizaremos um experimento conhecido como ensaio de tração, consiste em descobrir a deformação máxima, obter dados até sua ruptura, de cada material disponibilizado. Neste ensaio, cada medida é realizada com uma amostra diferente, por ser um ensaio destrutivo, seria impossível refazer as medidas com a mesma amostra. Porém, para podermos comparar os dados e realizar uma análise dos resultados, foi criado um padrão para cada amostra, sendo assim, em alguns casos, realizamos três vezes as medidas, obtendo uma média, com seu desvio padrão. A partir destes dados, conseguiremos abordar alguns assuntos, como suas deformações elásticas e plásticas e, também, como sua resiliência e tenacidade.
1 DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Figura 1: Ilustração de um ensio de tração. Imagem fornecida pelo site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ensaio_de_tra%C3%A7%C3%A3o.
Este experimento consiste em submeter à amostra a um esforço de alongamento até a ruptura. Cada medida fornecida pelo site da disciplina é realizada com uma amostra diferente (ensaio destrutivo), porém com suas medidas padronizadas para podermos comparar os resultados obtidos. Com um sensor com conversor AD de 8 bits, na qual mede tensões entre 0 e o fundo de escala (em MPa) escolhido. Será medido, como forma padrão, 100 pontos da curva deformação-tensão em cada ensaio.
2 TENSÃO EM FUNÇÃO DA DEFORMAÇÃO
Para obter os gráficos da tensão em função da deformação, utilizamos o site da disciplina, na qual obtivemos os dados da tensão (MPa) para cada deformação (mm/mm)x100000), precisamos, antes de montar o gráfico, dividir por 100000 a deformação, ficando somente a unidade mm/mm. Resultando nos seguintes gráficos, para cada material. Todos foram medidos a 25ºC.
Aço:
Gráfico 1: Gráfico da tensão em função da deformação para o aço. Com a tensão em MPa e a deformação em mm/mm. Deformação máxima de 1mm/mm. Fundo de escala 1000MPa. 25ºC
Alumínio:
Gráfico 2: Gráfico da tensão em