Folha de pagamento
Ao final desta aula, o aluno(a) terá condições de: Elaborar uma Folha de Pagamento; Calcular os impostos incidentes sobre a Folha de Pagamento; Contabilizar os lançamentos contábeis referente a Folha de Pagamento; Conhecer os Princípios de Contabilidade; Efetuar lançamentos contábeis à luz deste princípios; Ter ciência das últimas alterações nas Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.
2
Introdução
Basicamente uma Folha de Pagamento é o documento que deve ser elaborado, ao final de cada mês, por todas as entidades que possuem empregados, indicando seus nomes, respectivos salários brutos, descontos e valores líquidos a serem pagos. Embora não exista modelo padronizado, sua emissão é obrigatória para efeito de fiscalização trabalhista e previdenciária. Assim, as empresas preparam mensalmente as folhas de pagamentos de salários, inserindo nelas informações de seu interesse, além daquelas exigidas por leis. Os Princípios de Contabilidade são os conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da Contabilidade. Os Princípios são como grandes placas de direção e atenção de uma rodovia moderna.
3
Conceito
Folha de pagamentos de salários é o documento no qual são relacionados os nomes dos empregados com cargo, função, o valor bruto dos salários, os descontos, o valor das quotas do salário-família que cada um tem a receber.
4
Ítens Essênciais da Folha de Pagamento
Salário bruto dos funcionários;
INSS dos funcionários(é dedução do salário, pois está incluído neste); INSS patronal (não é dedução, pois está além do salário bruto); IRRF (Dedução do Salário Bruto); FGTS (Não é dedução do salário bruto);
Salário Líquido dos Funcionários.
5
Itens Secundários da Folha de Pagamento
Empréstimos Consignados;
Seguro de Vida;
Contribuições Sindicais; Adiantamentos de Salários;