folha de pagamento
Em uma empresa, folha de pagamento é a soma de todos os registros financeiros: vencimentos, salários, bônus e descontos.
Pagamento em Cheque: O pagamento em cheque é tradicionalmente um documento em papel emitido por uma entidade patronal para pagar um funcionário pelos serviços prestados.
Nos últimos tempos, o salário físico tem sido cada vez mais substituído pelo depósito eletrônico diretamente nas contas bancárias.
Holerite: Um holerite é um documento que o empregado recebe de que a operação de depósito direto foi concluída. Neste são elencados detalhadamente todos os vencimentos e descontos. Será ele constituído de vencimentos, descontos, demonstração da base de cálculo de todas as contribuições, alem do valor líquido, a ser recebido pelo trabalhador.
Frequência da folha de pagamento: As empresas normalmente geram suas folhas de pagamento em intervalos regulares, para gerar uma renda que tenha regularidade. Os intervalos na sua maioria são de regularidade: diária, semanal, bissemanal (uma vez a cada duas semanas), semimensal (duas vezes por mês) e mensal. Algumas empresas fazem um adiantamento do valor de 40% do seu salario a ser recebido pelo empregado, que será descontado na data oportuna do pagamento.
Contabilização: Na folha de pagamento, constam valores como:
Salários dos funcionários;
Férias;
13º salário;
INSS e IRRF descontados dos salários;
Aviso prévio;
Desconto relativo ao vale transporte e às refeições;
Verbas pagas por ocasião da rescisão de contrato de trabalho;
FGTS.
Geralmente os salários são pagos até o 5º dia útil do mês seguinte, exceto em casos de acordos ou convenções coletivas estabelecerem prazos diferentes.