Política
IGUALDADE – TRAJETÓRIAS DE UMA
NOÇÃO NO PENSAMENTO E NO
IMAGINÁRIO POLÍTICO
Equality – Trajectory of a Notion in the Political
Thought and in the Political Imaginary
José D’Assunção Barros
Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Professor da
Universidade Severino Sombra (USS) de Vassouras, nos Cursos de Mestrado e Graduação em
História, onde leciona disciplinas ligadas ao campo da Teoria e Metodologia da História,
História da Arte e História Cultural. e-mail: jose.assun@globo.com
Resumo
Este artigo busca elaborar uma visão panorâmica sobre o desenvolvimento da noção de Igualdade no pensamento político e em movimentos sociais e políticos que as favoreceram, procurando trabalhar com alguns modelos clássicos de Igualdade de modo a compará-los no seu contexto de surgimento.
Palavras-chave: Igualdade; Desigualdade; Movimentos Políticos.
Abstract
This article attempts to elaborate a panoramic view on the development of the notion of Equality in the thought politician and in social and political movements which had favored them, attempting to some classic models of Equality in order to compare them in its context of sprouting.
Keywords: Equality; Inequality; Political Movements.
Rev. Filos., v. 19, n. 24, p. 147-176, jan./jun. 2007
148
José D’Assunção Barros
A igualdade no âmbito religioso
Igualdade é uma das noções mais ambíguas e complexas da história do pensamento humano. Esta complexidade tem também uma história. De algum modo, todas as sociedades, por mais despóticas ou tirânicas que tenham sido os seus governos, sempre precisaram discutir o problema da igualdade em algum nível. No mínimo, atribuíram certo espaço social à Igualdade, mesmo que adstrito a um número relativamente (ou até extremamente) reduzido de indivíduos.
A idéia mais ampla de que “todos os homens são iguais” também é antiga, mas pode-se dizer que durante muito tempo limitou-se em seu espaço de aplicação às crenças