Relatório Fenômenos Químicos
FENOMENOS FÍSICOS
Engenharia Mecânica 1º termo noturno
Alexandre Seiji Nomura
Bruno Cesar Alexandre
Danilo Gomes Augusto
Gabriel F. R. Zaneratto
Igor Fernando da Silva
Matheus Kiill Martins
Peterson Souza 202241
ARAÇATUBA – SP
2013
INTRODUÇÃO
Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição. Um fenômeno pode ser classificado em físico ou químico.
Fenômenos físicos são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. O fenômeno químico altera a natureza da matéria. O fenômeno físico altera apenas a forma da matéria.
Os fenômenos físicos, portanto são aqueles onde as propriedades da matéria não se alteram (ponto de fusão, ebulição, etc.), e onde não haja mudança na sua constituição atômica: derretimento do gelo, ebulição, dissolução de sal ou açúcar em água, são fenômenos físicos, pois mantém suas propriedades intactas, bem como a composição química. No caso da dissolução do sal (NaCl) em água, a molécula de sal é quebrada em Na+ e Cl-, quando a água evaporar, esses íons e ânions vão se juntar novamente e reconstituir o sal.
A evaporação é um fenômeno físico, pois com a ação da luz solar, os átomos que constituem a água (H2O) vão ficar com um maior estado de agitação, causando a sua separação e a consequente evaporação. Em uma pressão maior, seria necessário muito mais energia (calor, luz solar) para causar essa separação. Não há qualquer alteração nas propriedades do elemento, e o processo é reversível.
Em nível molecular, uma mudança física não provoca a formação de nova substância. Ao contrário, as moléculas que estão presentes antes e depois da mudança são as mesmas, mas a disposição de umas moléculas em relação às outras(como as que estão mais afastadas num gás ou mais agrupadas