Relatório de fenomenos fisicos e quimicos
PONTA GROSSA
2013
INTRODUÇÃO
A química ocupa-se principalmente com o aprendizado e a compreensão das transformações que ocorrem entre as substâncias, transformações estas que denominamos reações químicas.
Há várias espécies de transformações químicas e físicas. O ferro se transforma em ferrugem, a pintura descasca ou vira pó, o sabão se dissolve na água e produz espuma, a água congela no inverno, dissolve-se na primavera e ferve na chaleira de chá. Os ácidos neutralizam as bases, os açúcares fermentam para fazer o pão e o vinho, e complexas mudanças ocorrem quando o solo, o ar e a luz solar se combinam com as plantas para produzir os alimentos que comemos.
Sempre que essas mudanças não alteram as ligações químicas em uma substância, são denominadas alterações físicas. Nas transformações químicas, a composição das substâncias é alterada, quebrada ou rearranjada e são formadas novas substâncias.
A influência de fatores externos, como pressão e temperatura, faz com que a matéria se apresente ora em um, ora em outro estado físico.
As mudanças de um estado físico para outro recebem denominações específicas: (i) fusão, passagem do estado sólido para o líquido; (ii) vaporização, passagem do estado liquido para o estado gasoso. Pode dividir-se em evaporação, ebulição e calefação. (iii) condensação ou liquefação, passagem do estado gasoso para o estado liquido. (iv) solidificação, passagem do líquido para o sólido. (v) sublimação, passagem do sólido para o gasoso. (vi) ressublimação ou sublimação, passagem do gasoso para o sólido.
Nos fenômenos de fusão, vaporização e sublimação de uma substância sempre há diminuição da pressão, e ou aumento na temperatura e, portanto, recebimento de calor. Já na solidificação, condensação e ressublimação ocorrem perda de calor, isto é, diminuição da temperatura, e ou aumento da pressão.
Um fenômeno químico é diferenciado pelo tipo de transformação que ocorre nas substâncias em