Relatório: fenômeno físico e fenômeno químico
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA / CÍVIL
PROFESSORAS: Jhuly e Edna
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nº02
FENÔMENO FÍSICO E FENÔMENO QUÍMICO
Ângelo Pires Claudio
Angelina Luiza Fabres
Leonardo Carvalho dos Santos
Kesia Gonçalves Batista
Raquel Gomes Cruz
VITÓRIA
03/2013
1 INTRODUÇÃO
Transformações químicas e físicas ocorrem com muita frequência em diversos experimentos realizados num laboratório de química. Portanto é necessário saber como e quando ocorre uma reação, seja química ou física.
As transformações químicas são ditas reações químicas. As substâncias que desaparecem durante estas transformações são chamadas reagentes, e aquelas formadas são chamadas de produtos. Durante muitos anos, estudiosos observando as reações químicas descobriram certas características denominadas leis das transformações químicas, e a primeira delas foi dita por um químico Francês chamado A. L. Lavoisier, em 1774.
A primeira lei das transformações químicas é chamada de lei da conservação da massa. Esta lei diz que: durante uma transformação química não é mensurável o ganho ou a perda de massa. (RUSSEL pg 29), ou seja, nada se perde numa reação química, ocorre apenas a transformação. A segunda lei é conhecida como lei das proporções definidas ou lei de Proust, esta lei diz que: Cada componente de um composto tem sua composição em massa, definida e característica. (RUSSEL, pg 30), isto é, existe uma proporção constante entre as massas dos reagentes envolvidos numa transformação química.
Ocorre uma transformação química quando: Se forma um sólido de cor diferente, há variação de temperatura, há mudança de cor da solução, se forma um gás, as