Interdisciplinaridade
Na década de 60 na França e na Itália, foi reivindicado um ensino que fosse sintonizado com as questões sociais, políticas e econômicas.
A Interdisciplinaridade veio como resposta e está cada vez mais presente no discurso e na prática de professores. A utilização da interdisciplinaridade é uma forma de desenvolver um trabalho de interação dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento. Essa interação possui cinco níveis de significados que são: multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
* Multidisciplinaridade – Um currículo escolar multidisciplinar é quando está dividido em várias disciplinas, que ao serem trabalhadas simultaneamente, proporcionam o conhecimento da natureza. A origem multidisciplinaridade encontra-se na ideia de que o conhecimento pode ser dividido em partes (Disciplinas),resultado da visão cartesiana, na qual a disciplina é um tipo de saber específico e possui um objeto determinado e reconhecido.
*Pluridisciplinaridade – Difere-se da multidisciplinaridade porque se caracteriza por uma superposição de disciplinas que não estabelecem relação aparente. Ela é considerada pouco eficaz para a transferência de conhecimento.
* Interdisciplinaridade – Surgiu fazendo uma crítica a visão cartesiana e propõe o pensamento sistêmico no qual defende que todas as coisas estão interligadas e mostra que para se compreender o todo, não é suficiente apenas estudar todas as partes e entender as relações entre elas. Então se entende que interdisciplinaridade é definida como interação existente entre duas ou mais disciplinas, que cada disciplina precisa ser analisada não apenas no lugar que ocupa ou ocuparia na grade, mas nos saberes que contemplam assim como busca o desdobramento dos saberes científicos interdisciplinares às exigências sociais, políticas e econômicas. A interdisciplinaridade requer o