A cidade de são sebastião
A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foi fundada por ESTÁCIO DE SÁ em 1° de março de 1565, quando desembarcou entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar, (...)
A vitória de Estácio de Sá subjugando elementos remanescentes franceses (os quais, aliados aos Tamoios, dedicavam-se ao comércio, ameaçando o domínio português na costa doBrasil), garantiu a posse do Rio de Janeiro, rechaçando a partir daí novas tentativas de invasões estrangeiras e expandindo, à custa de guerras, seu domínio sobre as ilhas e o continente. A povoação foi refundada no alto do Morro do Castelo (completamente arrasado em 1922), no atual centro histórico da cidade. O novo povoado marca, de fato, o começo da expansão urbana. (...)
(...) Em 1763, o ministro português Marquês de Pombal transferiu a sede da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.
O Rio de Janeiro foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, quando o governo foi transferido para Brasília.(...) Entre 1808 e 1815 foi a capital do Reino Unido de Portugal e dos Algarves, como era oficialmente designado Portugal na época. Entre 1815 e abril de 1821 , sediou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, após elevação do Brasil a parte integrante do Reino Unido.
(...)
Após a Independência (07/09/1822), a cidade continua como capital,... De modo a separar a província da capital do Império, a cidade foi convertida, em 1834, em Município Neutro, passando a Província do Rio de Janeiro a ter Niterói como capital. (...)Com a Proclamação da República Brasileira,(15/11/1889) nas últimas décadas doséculo XIX e início do século XX, o Rio de Janeiro enfrentava graves problemas sociais advindos do crescimento rápido e desordenado.
Na segunda metade do século XIX, a cidade crescia em ritmo acelerado, com as edificações utilizando madeira amplamente. (...)Com o declínio do trabalho escravo, a cidade passara a