Focalização
WOLBER DE ALVARENGA. - 01.02.02
A focalização experiencial é base para seu contato com o mundo e portanto com a vida. Focalizar é entrar em contato com o impacto que o mundo, as coisas, pessoas e acontecimentos nos causaram. Focalizar é te receber por inteiro, sem normas ou regras. É inclinar-se para si mesmo, contatuar, sem nenhuma expectativa. É um contato gratuito e benevolente. Benevolente porque ele é isento de exigências. É como uma pessoa distraída, num fim de tarde qualquer, recebendo como por encanto um pôr-do-sol inesperado. Ela fica ali parada, atenta, se deixando ser e sentir. Deixando que aquele espetáculo único entranhe em suas vísceras, toque o mais íntimo de seu ser para lhe transformar. Naturalmente, sem esforço ou expectativa. Apenas sendo, sem metas ou direção. Focalizar é como ver o pôr-do-sol interior. Sentindo cada nuance de seu ser que vai se transformando, como transformam as cores a medida que o sol se põe, sem controle, exigências ou direção, apenas se deixando tocar, apenas tocando.
Entrando numa ressonância harmoniosa consigo mesmo, como uma mãe de um recem-nascido que inclina para seu filho por causa de seu amor e a medida que se debruça sobre ele suas almas vão vibrando num contato íntimo, caloroso,onde os dois vão se fundindo num só. Um todo inteiro, indivisível. Focalizar, é portanto, ser um. Ser um consigo e com o mundo. Sem explicações lógicas ou racionais, sem princípios de certo-errado ou bom-mau. É uma entrega. Entrega a si mesmo.
A medida que você se entrega a si mesmo , com benevolência e amor voce se funde com o mundo. Acaba o dentro e o fora, o eu e você. Só existe então uma energia fluindo em todas direçôes.Focalizar é estar receptivo a sua essência.
Àquela sensação ainda não explicitada que temos quando algo nos toca e que ainda não foi codificada, e expressada num gesto ou palavra. É receber uma sensação difusa, sem forma, indiferenciada e deixar que ela nos mostre a nossa
expressão,