FOCALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL: NUMA VISÃO CRONOLÓGICA DA INDUSTRIALIZAÇÃO PÓS-VARGAS: JUSCELINO, JÂNIO, JANGO E OS MILITARES.
o desenvolvimento histórico do Brasil entre os anos de 1960 a 1980, nas políticas sociais, aprimoramento do serviço social e a incorporação de novos elementos na profissão.
Petrópolis
2013
ELIANE BASTOS DOS SANTOS
FOCALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL: NUMA VISÃO CRONOLÓGICA DA INDUSTRIALIZAÇÃO PÓS-VARGAS: JUSCELINO, JÂNIO, JANGO E OS MILITARES.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Interdisciplina].
Orientador: Prof. Clarice kemkamp;Marilucia Ricieri;Paulo Sérgio Aragão;Sérgio Goes
Petrópolis
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO:
"Historicamente, a política social brasileira desfrutou de posição subordinada aos desígnios da política econômica. As políticas sociais foram relegadas a um segundo plano, sendo subordinadas às diretrizes gerais determinadas pelas políticas econômicas. KOWARICK (s/d apud DEMO, 1978:14)".
"... Os diversos esforços realizados no Brasil, em matéria de planejamento, são predominantemente econômicos (...). As medidas repercutiram ao nível da sociedade global, são tratados exclusivamente sobre a ótica econômica (...) [CONFERINDO] ao social um papel extremamente residual".
DESENVOLVIMENTO:
Nos períodos entre 1956 a 1961, inaugurou-se um breve período desenvolvimentista com liberdade política e herdada do varguismo,nome dado ao período do governo de Getúlio Vargas, que modificou o modelo de desenvolvimento econômico em dois pontos essenciais: Deslocou-se a ênfase dos investimentos da infraestrutura para a produção de bens de consumo e favoreceu a entrada de capital estrangeiro para viabilizar esse crescimento.*Em um curto prazo o país experimentou crescimento elevado,