Pirâmide alimentar
RESUMO
Todos sabem, há muito tempo que a alimentação contribui muito para uma melhor qualidade de vida. Uma alimentação desequilibrada pode ocasionar muitos problemas como, obesidade, hipertensão, diabetes, cansaço, estresse entre outros problemas. Nosso corpo necessita de benefícios de alguns alimentos específicos para o seu bom funcionamento. Uma boa alimentação deve ser rica em vitaminas e nutrientes, para que satisfação todo nosso organismo. Os benefícios ão diversos tanto na saúde física quanto na mental. Uma pessoa com alimentação balanceada possui uma melhor disposição para realizar todas as suas atividades diárias e também melhora sua autoestima.
Palavras-chave: Contribuição, causas e benefícios
1 Introdução
Nesse trabalho, vamos falar sobre a nova pirâmide alimentar, suas modificações e novas regras. Vamos falar também dos benefícios que isso trara pras nossas saúdes. Vamos explicar sobre cada parte da pirâmide e juntamente com a atividade física.
2 a NOVA pirâmide alimentar
A pirâmide alimentar foi criada em 1999, para população ter um bem-estar nutricional e servi como guia para a boa alimentação. Todos os alimentos têm os nutrientes essenciais que precisamos, mas a quantidade ideal deve ser dosada para cada pessoa, deve ser considerado peso, altura e estilo de vida.
Em 2013 ela foi adaptada para rever os conceitos e mitos sobre a alimentação no país. Teve uma redução do valor energético diário para 2000 kcal, a nova pirâmide tem novos alimentos, para melhor adaptação de dietas e hábitos brasileiros. Com seis porções diárias e o incentivo à pratica de atividades físicas.conforme apresenta a Figura 2. Figura 1 – Nova pirâmide alimentar
Fonte: Walter Willett, ano.
Modificações:
Grupo do arroz, pão, massa, batata, mandioca: destacou-se a presença de produtos integrais e inclusão quinoa e