Educação especial
A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE NA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - MUSICA
IRATI
2010
GICELIA DE OLIVEIRA
GISLAINE MARIA KARPINSKI DWULATKA
RITA PRZYBISZ
A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE NA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - MUSICA
Trabalho apresentado à disciplina de Educação Especial, do curso de Pedagogia, da UNICENTRO campus de Irati, como requisito parcial para obtenção de nota, sob a orientação da profª Anizia.
IRATI
2010
A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE NA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS – MUSICA
BREVE HISTÓRICO DO ENSINO DE ARTES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Na educação especial, a arte, teve importante marco no Brasil, à partir das idéias da educadora Russa Helena Antipoff e do Movimento Escolinhas de Arte, este movimento se difundiu no Brasil a partir da criação da Escolinha de Arte do Brasil, em 1948, no Rio de Janeiro, pelo artista Augusto Rodrigues, a professora de arte Lúcia Valentin e pela escultora norte-americana Margareth Spencer, e incluía as pessoas com necessidades educacionais especiais.Devemos ressaltar que no contexto da Educação para pessoas com necessidades educacionais especiais no país, a arte faz parte da grade pedagógica nas APAES, sociedade Pestalozzi e outras entidades.
A música desenvolve na educação um importante papel, podendo contribuir como reforço no desenvolvimento cognitivo/lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança. Alguns dos pontos principais descritos pelos autores são:
Desenvolvimento cognitivo/ lingüístico:
A fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências rítmicas