Fly by wire
Esse sistema foi usado no caça F-16 lightning Norte Americano, tendo sofrido vários problemas na fase de seu desenvolvimento (um piloto de testes morreu em um acidente relacionado com este sistema). No entanto, segundo os engenheiros que participaram do projeto do F-16, seria impossível o próprio voo desta aeronave sem esse sistema, pois o projeto é aerodinamicamente instável e para manter-se no ar é preciso fazer uso desse controle eletrônico. Jatos comerciais da Airbus também usam esse sistema.
A Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica realizou no dia 27 de Novembro de 2012 o primeiro voo da aeronave Legacy 500, a primeira da empresa utilizar o sistema Full Fly by Wire. A empresa utiliza da tecnologia Fly by Wire nas aeronaves Legacy 650.
Nos carros também é usado um sistema semelhante, denominado drive-by-wire, onde um sistema de controle eletrônico administra os dispositivos de controle (acelerador, freio e direção de um automóvel). Esse sistema é visto em carros de alta performance (Fórmula 1,Ferrari, Mclaren,etc), tendo como exemplo o controle de tração (proibido há algumas temporadas) e o acelerador automático. ntroduced sobre a família de aeronaves de corredor único em 1980 , a tecnologia fly- by-wire ( FBW ) é uma das principais vantagens competitivas da Airbus . O seu início , no entanto, não eram um passeio fácil .
A AVIAÇÃO CIVIL PRIMEIRO
O uso de controles fly- by-wire com seus controladores manuais laterais otimizados é uma vantagem competitiva fundamental para