Sistema de Aeronaves e Aviônicos
Radar Meteorológico
Verde- indica precipitação leve;
Amarelo - precipitação moderada;
Vermelho - precipitação forte e;
Magenta - indica a formação de tempestade.
A palavra radar vem da sigla Radio Detection And Raging, e se baseia no principio de orientação dos morcegos que emitem um sinal que refletem no objeto e que os orientam.
O radar meteorológico surgiu na Segunda Guerra Mundial quando se observou a o potencial dos radares para detecção de fenômenos meteorológicos.
Existem radares meteorológicos em estação de terra que tem posição fixa, localizados em locais estratégicos para monitorar as condições climáticas das regiões. Nos radares a bordo das aeronaves eles não são fixos e acompanham a inclinação da aeronave. Através de ondas eletromagnéticas emitidas pelo radar se detecta as gotículas de água no interior das nuvens, essa informação retorna para o radar.
Com base nesses dados a tela do radar exibirá cores para classificar as precipitações. Verde- indica precipitação leve, amarelo- precipitação moderada, vermelho- precipitação forte e magenta- indica a formação de tempestade. A posição do Tiute que permite a o piloto controlar o ângulo da antena, o posicionamento do tiute é critico, se o piloto posicionar muito alto o radar não detectará a formação a sua frente, se muito baixo terá mais informações do terreno do que das formações.
Ainda podemos falar sobre o O radar Doppler que utiliza o efeito Doppler para mensurar a velocidade radial de alvos das antenas de feixe direcional. O efeito Doppler altera a freqüência recebida de cima ou de baixo baseado na velocidade radial do alvo (em aproximação ou afastamento) no feixe, permitindo a medição precisa direta da velocidade do alvo.
O radar Doppler é o tipo mais utilizado de radar meteorológico.
Com base nessas informações podemos perceber que o radar é de extrema importância para a aviação, pois no caso de uma forte turbulência o piloto automático desacopla e o piloto deverá