Fluxo de esterelização
A CME é uma unidade de apoio técnico dentro do estabelecimento de saúde destinada a receber material considerado sujo e contaminado, descontaminá-los, prepará-los e esterilizá-los, bem como, preparar e esterilizar as roupas limpas oriundas da lavanderia e armazenar esses artigos para futura distribuição. No quadro atual, a CME das Unidades de Saúde da Família não atende às normas necessárias para um funcionamento eficaz. Na busca de adequar esse processo o município estará centralizando o CME na Unidade de Saúde da Família Cidade Alta que fornecerá materiais para as demais. Será qualificado uma técnica em enfermagem (POP de esterilização) e os motoristas (transporte, assepsia e anti-sepsia e uso de EPIs). O transporte será realizado no Fiat Uno Way 4 portas Placa: OAR-4657 adaptado porta malas exclusivo para transporte de materiais.
RECURSOS HUMANOS
As etapas do processamento serão realizadas por uma técnica em enfermagem: Cleuza Alves de Oliveira e supervisionadas pela enfermeira Marilda zanelli.
Os Motoristas responsáveis pelo transporte dos materiais serão: André Zelaya, Sanderson Firmino dos Santos e Valdir Klat.
FLUXO
Os artigos utilizados nos procedimentos assistenciais pelas unidades Básicas de saúde após a realização da pré lavagem e a listagem, são encaminhados à CME, para serem processados, onde seguem um fluxo unidirecional. São recebidos no expurgo onde serão descontaminados, limpos, secos, conferidos e separados conforme o tipo, encaminhados à área de preparo e acondicionamento onde serão embalados, identificados e enviados à esterilização, armazenagem e distribuição.
Os materiais fornecidos pelo almoxarifado, quando descartáveis, devem ser armazenados em área própria, onde são controlados e distribuídos; quando se trata de materiais novos, como por exemplo, gazes e compressas são recebidos na área de preparo e acondicionamento para embalagem e posterior esterilização, armazenagem e distribuição.