biossegurança
Aluna: Thais Silva Sabino
Turma : TSB U
Biossegurança na Esterelização
Introdução
A biossegurança tem sido definida como um conjunto de medidas técnicas que visam informar e prevenir os profissionais da área de saúde dos riscos a que podem ser expostos em virtude da grande variedade de microrganismos freqüentemente presentes no ambiente de trabalho, provenientes do sangue e da saliva e responsáveis por doenças infecciosas como herpes, tuberculose, hepatite, AIDS etc. Portanto, é necessário que o cirurgião-dentista e a sua equipe tomem os cuidados essenciais em relação à limpeza, à desinfecção, à esterilização dos instrumentais e à validade dos materiais, seguindo rigoroso protocolo de biossegurança. Tais condições de trabalho, relacionadas ao controle de doenças transmissíveis nos estabelecimentos de assistência odontológica, são supervisionadas pelos órgãos estaduais e municipais de saúde, de acordo com o Decreto nº 77.052, de 19 de janeiro de 1976, artigo 2, item IV.
Redução de Microrganismos, limpeza, desinfecção, esterelização
• Limpeza: É o processo de remoção física dos debris e redução do número de microrganismos;
• Desinfecção: É o processo de destruição dos microrganismos em sua forma vegetativa;
• Esterilização: É a eliminação de todos os microrganismos, esporos, bactérias, fungos, protozoários e vírus.
Produtos desinfetantes
• Glutaraldeído 2%;
• Formaldeído alcoólico 8%;
• Álcool 70%.
Acidentes com perfurocortantes
Os acidentes podem ser evitados pelo manejo adequado de agulhas, tubetes e lâminas cortantes por parte dos profissionais e do pessoal da limpeza.
Todo material perfurocortante deve ser descartado em recipiente com paredes rígidas, para não lesar o profissional. Em qualquer acidente, a primeira conduta é a lavagem do ferimento com água e sabão, sem a aplicação de outras substâncias (álcool, por exemplo alcool ).
Desde o