Martinho lutero
2) Em um dicionário histórico, encontramos a seguinte definição: "Contra reforma - O termo abrange tanto a ofensiva ideológica contra o protestantismo quanto os movimentos de Reforma e reorganização da Igreja Católica, a partir de meados do século XVI."
(DICIONÁRIO DO RENASCIMENTO ITALIANO, Zahar Editores, 1988 .
Dê as principais características da Contra reforma e analise duas delas.
3) No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, professor de teologia da Universidade de Wittemberg, afixou na porta de uma igreja daquela cidade um documento em que eram expostas noventa e cinco teses. (Baseado em Elton, G.R., "Historia de Europa", México, Siglo Veintiuno, 1974, p.2.) a) Que processo histórico o gesto de Lutero inaugurou?
b) Cite duas práticas adotadas pela igreja católica condenadas por Lutero.
c) Por que se considera que esse processo histórico acabou facilitando o desenvolvimento do capitalismo?
4) Destaque a importância do Ato de Supremacia, no contexto da Reforma Anglicana.
5) O início do século XVI foi marcado pela ruptura da Igreja Católica com o surgimento e a expansão do Protestantismo, entretanto, através de uma série de mecanismos, a Igreja Católica procurou conter o movimento protestante, sendo o mais significativo o do Concílio de Trento. Cite e comente três medidas adotadas neste Concílio.
6) Enumere as principais críticas, dirigidas à Igreja católica, elaboradas pelo movimento de Reforma Protestante.
7) Na chamada Idade Moderna, a Igreja sofria grandes críticas e um dos alvos era a prática da Simonia, o que significa ?