Enterolobium gummiferum contra leveduras e dermatófitos
1499 palavras
6 páginas
ATIVIDADE DE FUNGOS ENDOFÍTICOS E COMPOSTOS VEGETAIS DE ENTEROLOBIUM GUMMIFERUM (MART.) J.F. MACBR, EM LEVEDURAS E DERMATÓFITOS BolsistaCurso: Ciências Farmacêuticas
Unidade: FS/FAR - Faculdade de Ciências da Saúde/UnB
Plano de Trabalho
Investigação química e biológica de extratos de plantas e fungos endofíticos foliares do Cerrado em microrganismos patogênicos
Período: Agosto/2012 a Julho/2013
INTRODUÇÃO
Os fungos endofíticos são microrganismos que vivem simbioticamente nos tecidos internos de plantas. Eles possuem extensa riqueza em metabólitos secundários e produtos naturais, justificadas pela interação do fungo com a planta e ecossistema. Esses compostos geralmente apresentam potencial antimicrobiano, antibióticos, antioxidantes, antivirais, antitumorais, antimalárico, entre outros. Apesar do grande potencial,substâncias naturais geralmente são negligenciadas e poucas pesquisas científicas têm sido realizadas.
Neste trabalho, a planta Enterolobium gummiferum da família Fabaceae, foi submetida a testes para detecção de alcalóides. Obteve-se o isolamento de fungos endofíticos, a produção de extrato acetato de etila e o estudo da atividade fúngica da planta em Candida albicans e Candida parapsilosis fungos patogênicos humanos, causadores da candidíase.
A planta Enterolobium gummiferum é vulgarmente conhecida como angico-de-minas,brinco-de-sagui e orelha-de-negro. É nativa do Brasil (MG,SP,GO) de pequeno porte, até 5 metros.Pertencente a família Fabaceae ,concluímos a presença de vagens características. A sua floração é de cor creme (branco amarelada). Os frutos são coriáceos e a sua madeira é amplamente usada na marcenaria por ser dura e densa. Recentemente, Estudos realizados com folhas e frutos da planta indicaram que a casca, polpa e semente contêm uma saponina tóxica. Êste principio ativo foi isolado, é altamente hemolitico, tóxico para peixes e produz contração do ileum. (FDA, Andrade, S. O.; Lee, J. M.; Sartori, C.; Augusto, A)
Desde 1980,