fluxo agricola
ADRIANA SASS
MARCIA LEILA DE FREITAS
PALOMA PRADO SILVA
FLUXO CONTÁBIL NA ATIVIDADE AGRÍCOLA
ADRIANA SASS
MARCIA LEILA DE FREITAS
PALOMA PRADO SILVA
FLUXO CONTÁBIL NA ATIVIDADE AGRÍCOLA
Trabalho orientado pelo professor Gustavo Charneski, na disciplina de Contabilidade Setorial, sobre o fluxo contábil na atividade Agrícola.
Sumário
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade em si divide-se em diversos setores: Comercial, Gerencial, de Custos, Rural e outros inúmeros setores. Desde sua descoberta, ela vem influenciando a tomada dos mais diversos tipos de decisão.
No setor Rural, é estudada a atividade agrícola que se refere às culturas e suas classificações, colheitas, perdas e etc. A pecuária refere-se à divisão e fase do Gado, acompanhando a inseminação, nascimento até o final do ciclo, incluindo a compra e venda do gado.
Contabilmente a atividade agrícola esta separada em dois grandes grupos: cultura temporária e cultura permanente.
Neste estudo focaremos no setor da contabilidade Rural e o fluxo das suas atividades agrícolas.
2 CONTABILIDADE RURAL
O principal setor notado na contabilidade são as empresas do ramo rural na qual as unidades de produção exercidas são atividades que dizem respeito a culturas agrícolas, criação de gado ou culturas florestais, com a finalidade de obtenção de renda. Qualquer tipo de empresa rural, seja familiar ou patronal, é integrada por um conjunto de recursos, denominados fatores de produção.
São classificados em três elementos:
Terra;
Capital; e
Trabalho.
Na contabilidade Rural, é estudada a atividade agrícola que se refere às culturas e suas classificações, colheitas, perdas e etc. A pecuária refere-se à divisão e fase do Gado, acompanhando a inseminação, nascimento até o final do ciclo, incluindo a compra e venda do gado.
3 FLUXO CONTÁBIL NA ATIVIDADE AGRICOLA
41. Culturas Agrícolas
As culturas