Automação Residencial
Mesmo quando não há um Código de Ética formalmente definido para a sua empresa ou profissão, em geral há um conjunto de aspectos que são considerados "bom senso" (mas deixam espaço para interpretações variadas) em uma tentativa de delimitar o que é o "comportamento ético", incluindo os que representam integridade e comprometimento e separando os que ferem os princípios e assim são inaceitáveis (e assim considerados anti-éticos no âmbito pessoal ou do grupo).
Um código de ética definido formalmente é positivo porque remove dúvidas que possam surgir por divergências de opinião de cunho moral ou valorativo, já que as definições do "bom senso" nem sempre são compartilhadas. Porém, nem toda profissão ou empresa conta com esse ‘luxo’ de possuir um código de ética próprio. A partir daí, é necessário que a pessoa por si só tenha comportamentos identificados como éticos, são alguns deles:
* Ser honesto, honrado e digno em qualquer situação
* Nunca fazer algo que você não possa assumir perante sua equipe, seus superiores, seus subordinados ou o público
* Ser humilde, tolerante, flexível e disposto a ouvir críticas e sugestões.
* Críticas e repreensões devem ser feitos primeiro à pessoa a quem se referem, cara a cara. Se houver o dever de levá-los a mais alguém, que não seja pelas costas.
* A privacidade do colega, do cliente e de todos os demais é inviolável. Independentemente de questões de propriedade corporativa, mexer na mesa, gaveta, informações ou documentos alheios exige autorização (de norma ou da pessoa