Automação residencial
Julio André Sgarbi, Flavio Tonidandel
Centro Universitário da FEI – UniFEI
Av. Humberto de A. C. Branco, 3972 - CEP:09850-901
- São Bernardo do Campo – SP - Brasil unimjsgarbi@fei.edu.br , flaviot@fei.edu.br Resumo.
Muitos avanços têm acontecido em automação residen cial, entretanto pouco destaque é dado à automação residencial basea da no comportamento dos habitantes. Este artigo descreve o estudo de um sis tema cujo objetivo é observar e aprender regras em uma casa de acordo com o compo rtamento de seus habitantes. O sistema proposto, Sistema ABC+ (Autom ação Baseada em
Comportamento) utiliza o conceito de aprendizado co m regras de indução.
Palavras-chave:
Domótica Inteligente, Aprendizado, Inteligência Art ificial. 1 Introdução
Existe uma série de trabalhos que abordam o tema au tomação residencial. Os avanços tecnológicos e a busca por conforto e segur ança vêm fazendo com que a cada dia as residências tenham mais e melhores sistemas automatizadores. Algumas vezes estes sistemas são implementados com técnicas de inteligência artificial, entretanto a maioria deles possui apena s mecanismos automáticos [4].
A principal ênfase destes sistemas está no gerencia mento de recursos, segurança, conforto e atualmente em entretenimento [7].
Muitos dos trabalhos publicados alegam que seus sis temas são inteligentes.
Alguns deles detectam eventos como a presença dos h abitantes e suas ações, ou possuem sensores que conseguem capturar mudanças na s condições do ambiente; a estes eventos são aplicadas reações que estão previ amente configuradas [4]. O conceito de inteligência deve ir além de automatiza r ou simplesmente aplicar regras pré-estabelecidas; os sistemas inteligentes devem i nteragir com os habitantes da casa e aprender com seus comportamentos.
Automação residencial deve evoluir para o conceito de Domótica