Fixamento de texto
Disciplina: Jogo Brinquedo e Brincadeira
Professora: Andréa Reis
Aluno: Eduardo Pereira Silvestre
Fixamento do texto: DE COMO O PAPAI DO CÉU, O COELHINHO DA PÁSCOA, OS ANJOS E O PAPAI NOEL FORAM VIVER JUNTOS NO CÉU!
“Divergindo da visão que acredita estarem a imaginação ou a fantasia ligadas ao irreal, ao que não se ajusta à realidade, e que, portanto, carecem de valor prático, Vygotsky (1987), em seu ensaio psicológico “A imaginação e a arte na infância”, afirma que não há uma fronteira impenetrável entre a fantasia e a realidade, muito pelo contrário, defende a existência de diferentes formas de vinculação entre a atividade imaginadora e a realidade.” (p.01).
“Para a psicologia sócio-histórica, a essência da vida humana é cultural e não natural, portanto, o fato de as crianças estarem reunindo estes personagens, que, em nossa cultura, ocupam diferentes espaços em um novo campo de significados, pode ser explicado pela presença de um impulso criativo que possibilita realizar novas combinações a partir de elementos extraídos da realidade.” (p.01).
“Além disso, vale destacar que o autor coloca como condição de todos os seres humanos, inseridos na cultura, a atividade criadora. Concordo com Rodari quando este define este livro de Vygotsky como “o livrinho de ouro e prata”, por apresentar, de seu ponto de vista, dois grandes méritos: “... primeiro, descreve com clareza e simplicidade a imaginação como modo de operar da mente humana; segundo, reconhece a todos os homens - e não a poucos privilegiados (os artistas) ou a poucos selecionados - uma comum atitude criativa, cujas diferenças revelam-se no máximo, produtos de fatores sociais e culturais". (1982, p.139)” (p.02).
“Diante disso encontramos a primeira e principal lei a que se subordina a função imaginativa: a atividade criadora da imaginação se encontra em relação direta com a riqueza e a variedade da experiência acumulada pelo homem, porque esta experiência é o