FISIOPATOLOGIA
Atrofia:
-Diminuição do volume do órgão;
Atrofia Pode ser dividida em 2 tipos que são:
-Atrofia Fisiológica: Involução ou envelhecimento ex: organismo em determinada fase da vida, a célula diminui o consumo de energia ocasionando a diminuição dos órgãos.
-Atrofia Patológica: Desuso, diminuição do trabalho, diminuição do volume ex: a falta de uso da musculatura. Pode ser também pela insuficiência de nutrientes, diminuição do suprimento sanguíneo, perda de inervação, diminuição de sinais hormonais ou por compressão.
Hipertrofia:
-Aumento do metabolismo com aumento de energia produzidas pelas células, ou seja o aumento do volume do órgão pelo aumento do volume celular(TAMANHO DA CÉLULA AUMENTA). Ex: no caso dos exercícios físicos.
Hipertrofia pode ser dividida em dois tipos:
-Hipertrofia Fisiológica que é o musculo esquelético na atividade física ou musculo liso na parede do útero na gravidez.
-Hipertrofia Patológica que pode ser hipertrofia do miocárdio do ventrículo esquerdo na hipertensão arterial sistêmica, ou hipertrofia do miocárdio do ventrículo direito na hipertensão pulmonar.
Hiperplasia
-Aumento do volume do órgão pelo aumento do número de células.
Pode ser dividido em dois tipos:
-Hiperplasia Fisiológica, pode ser hormonal exemplo na mama onde ocorre o aumento do número de células ou no útero, ou uma hiperplasia fisiológica compensatória, que aumentou o estimulo de precisão do órgão a um aumento de tamanho.
-Hiperplasia Patológica, pode ser reacional exemplo na cicatrização, pode ser congênita exemplo na hiperplasia do pâncreas do feto em mãe diabética.
Metaplasia
-Adaptação celular pela agressão, ocorrendo a substituição de um tecido adulto para outro tecido adulto
Pode ser dividida em dois tipos:
-Metaplasia escamosa: que é a substituição fisiológica do epitélio colunar por um epitélio escamoso.
-Metaplasia mesenquinal: Transformação de um tecido conjuntivo em tecido