Fisiopatologia
Definição É o estudo (logos) do sofrimento (pathos), envolve a ciência básica e a prática clínica, que dedica-se ao estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos que levam às doenças. A patologia tenta explicar os porquês e as causas dos sinais e sintomas manifestados por pacientes e também fornecer fundamentos sólidos para a assistência clínica e o tratamento.
ASPECTOS BÁSICOS
• Etiologia (Causa) No passado, por volta de 2500 a.C., se alguém adoecesse a culpa era do próprio paciente, por vários motivos, entre eles por exemplo por ter pecado, ou por obra de efeitos externos, trovão, raio, chuva e outros, também por ação de maus espíritos. Hoje em dia o conhecimento ou descoberta da causa primária, do agente biológico, é a base pelo qual se definem um diagnóstico ou estabelece-se um tratamento. Fatores genéticos também estão claramente envolvidos em afecções comuns induzidas por ambientes como o câncer por exemplo.
Patogenia –(Mecanismo de seu desenvolvimento)
É a sequência de eventos na resposta das células ou tecidos ao agente etiológico do estímulo inicial a expressão final da doença. Compreender a fibrose cística por exemplo, significa saber não apenas o gene defeituoso e o produto gênico, mas também os eventos bioquímicos, imunológicos e morfológicos que levam a formação dos cistos e fibrose nos órgãos.
Alterações morfológicas – (Alterações estruturais nas células e órgãos)
Dizem respeito às alterações estruturais das células ou tecidos que são típicas da doença, as alterações morfológicas influenciam a função normal e determina as manifestações clínicas (sinais e sintomas).
Importância clínica As Consequências funcionais destas alterações.
AS CÉLULAS
Definição Unidade morfológica e funcional dos seres vivos; conjunto extremamente organizado de várias moléculas diferentes. A célula normal é limitada dentro de seu