Artigo
(Fundação Visconde de Cairu , Bahia, Salvador, Brasil)
E-mail: udocarmo@ymail.com
Prof. Prof. Isac P. Guimarães
(Fundação Visconde de Cairu , Bahia, Salvador, Brasil)
E-mail: isac_guimaraes@hotmail.com
1 INTRODUÇÃO
O avanço continuo da tecnologia de comunicação trouxe novas possibilidades de aprendizagem e novas metodologias de ensino e aprendizagem, facilitando e dando a oportunidade para que as pessoas possam dar continuidade ou iniciar as sua vida acadêmica. Apesar de parecer uma novidade dos tempos modernos a educação à distância teve seu inicio na Inglaterra no ano de 1980, há registro que no Brasil essa modalidade de ensino se estabeleceu em 1937 com o advento do serviço de rádiodefusão. Essa tecnologia foi usada pelo ministério da educação para criação do serviço de radiodifusão educativa, o curso consistia em ministrar aulas via rádio que eram acompanhadas pelo material impresso. Depois vieram as empresas particulares, a pioneira foi o Instituto Monitor. Mas com o avanço da tecnologia essa metodologia de ensino cresceu ganhando novas ferramentas e diminuindo a distancia da instituição de ensino, professores e alunos. Com isso muitas pessoas podem se beneficiar vendo a oportunidade poder estudar sem estarem presas a horários e podendo estudar em qualquer lugar desde que tenham um computador ligado a internet, e ainda no horário em que melhor lhe convier.
Mas apesar de todos os recursos disponíveis para se ter uma educação a distancia de qualidade no Brasil essa não é a realidade, comparado a outros países o Brasil está numa posição muito deficiente, é preciso muita mudança para se ter uma educação de qualidade no Brasil, seja ela presencial ou a distancia.
Esse trabalho tem como propósito analisar os métodos de educação a distancia e educação presencial e o impacto na formação dos