Reciclagem
Cada vez mais, a sociedade tem se preocupado com a importância da reciclagem e com a reutilização das matérias-primas da natureza.
A reciclagem é a revalorização de descartes a partir de operações, que convertem certos materiais em matéria-prima para a produção de outros produtos. Além de ecologicamente correta, a reciclagem, pode ser viável economicamente e lucrativa, tanto para os recicladores como para as indústrias de transformação. Existem atualmente três tipos de reciclagem: a Reciclagem Mecânica, a Reciclagem Química e a Reciclagem Energética.
RECICLAGEM MECÂNICA Entre os tipos de reciclagem citados acima, a Reciclagem mecânica de plásticos é o processo mais conhecido. Neste processo, a qualidade do produto final depende principalmente da qualidade do produto a ser reciclado, ou seja, depende da qualidade dos descartes encaminhados para a reciclagem.
A Reciclagem Mecânica consiste na transformação de descartes plásticos de origem industrial e do consumo da população em grânulos que podem ser reutilizados para a produção de outros produtos. A seguir é apresentado um fluxograma que descreve o ciclo de Reciclagem Mecânica:
[pic]
DESCRIÇÃO DAS ETAPAS
Coleta de Descartes: consiste na coleta seletiva, gerada nos domicílios. Esta etapa pode ser considerada a principal, pois desperta a consciência ecológica e necessita da participação da população. Separação e Triagem por tipo de plástico: esta etapa é realizada em um centro de triagem, onde o descarte plástico é separado manualmente por famílias de produtos. Devido a isto, nesta etapa é importante observar a identificação na embalagem do produto, se não existir a identificação, a separação é realizada observando-se o aspecto visual do mesmo. A identificação de produtos plásticos é caracterizada por um sistema de codificação, que identifica o material com que foram confeccionados os produtos. A vantagem da separação de acordo com o