Fisiopatologia
Artrite
Infarto cerebral Osteoporose
Organismo
FISIOPATOLOGIA GERAL
Sistemas
Órgãos
Tecidos
Cirrose
Profª LígiaTEP Nascimento Souza do
Células
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PATOLOGIA
"A coisa mais difícil do mundo é enxergar com os olhos tudo que diante deles está!"
GOETHE
1
23/02/2013
Doenças
PATOLOGIA
A ciência que estuda (gr. "logos") as doenças sofrimento (gr. "pathos")
Ciências básicas Prática clínica
Explicar causas e motivos dos sinais e sintomas
?
Técnicas:
Moleculares, Microbiológicas, Imunológicas e morfológicas
Patologia Geral
Patologia Especial = estuda as causas das doenças, os mecanismos que as produzem, as características macro e microscópicas e as conseqüências destas sobre o organismo.
SAÚDE: Estado de perfeita adaptação do organismo ao ambiente físico, psíquico ou social.
Patologista estuda as lesões decorrentes das doenças
Compreensão dos mecanismos de formação das doenças é a base para a boa prática clínica, potenciando diagnósticos e indicando terapêuticas.
O QUE É DOENÇA ? Estado de falta de adaptação. É uma alteração orgânica geralmente constatada a partir de alterações na função (sintomas) de um órgão ou tecido, decorrentes de alterações bioquímicas e morfológicas causadas por alguma agressão.
Policitemia normal
2
23/02/2013
DOENÇA
Causa Mecanismo de ação Produzem alterações morfológica/moleculares nos tecidos Resultam em alterações funcionais Produzindo sintomas
A patologia pode ser subclassificada em: 1. Etiologia - Parte da patologia que estuda as causas das lesões; 2. Patogenia - Parte da patologia estuda o mecanismo de formação das lesões; 3. Morfopatologia - que se subdivide em : Anatomia Patológica - Parte da patologia que estuda as características macroscópicas das lesões;· Histopatologia - Parte da patologia que estuda as características microscópicas das lesões. 4. Fisiopatologia - Parte da patologia que se dedica