histórico da radioatividade
Em 1934 o fisico e Italiano Enrico Fermi, bombardeou átomos de urânio com nêutrons, obtendo átomos maiores. Esse fato não foi mal esclarecido, então em 1938 os cientistas Otto Hahn e Strassmann repetiram a mesma esperiencia e identificaram a presença de Bário na amostra radioativa, esse fato foi explicado pelos cientistas Lise Meitner e Frisk, eles interpretaram que a quebra do núcleo de urânio provocam a formação de átomos menores e nêutrons e liberando uma quantidade enorme de energia.
Em 1939 Fermi declarou ser uma possivel reação nuclear em cadeia abrindo as portas para a produção em larga escala de energia a partir do processo de fissão transformando matéria em energia segundo a equação de Albert Einstein, E = mc2.
Então em 1942, o primeiro reator utilizando U235 começou a ser construido, esse primeiro reator foi utilizado para fazer a primeira bomba atômica.Outro processo para produção de energia é o que utiliza fusão nuclear, núcleos de átomos de hidrogênio se fundem produzindo hélio e convertendo também uma parte da matéria em energia. Esse processo