Fisiologia FC 1
Aspectos Médicos e Psicológicos em indivíduos com Fibrose Cística
SÃO PAULO 2015
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP DAYANA ANDRADE PEREIRA (C189JF3)
GUSTAVO DA SILVA CHAGAS (C204013)
KAROLINE SANTANA GOMES (C256005)
LUCAS A. DE OLIVEIRA LOPES (C21JBH1) SÃO PAULO 2015
1 - Introdução (Produção própria / Falar sobre o que se refere)
2 - Aspectos Médicos da Fibrose Cística
Complicações Gastrointestinais
A dor abdominal é uma queixa frequente dos pacientes com FC. De todas as causas de dor abdominal, apenas a síndrome da obstrução do intestino distal (DIOS) e a colonopatia fibrosante (CF) são específicas desta doença. Uma forma prática de abordar o paciente com FC e dor abdominal é a de tentar elaborar diagnósticos diferenciais de acordo com a localização da dor como, por exemplo, epigástrica, periumbilical e hipogástrica. As principais causas de dor de localização epigástrica nos pacientes com FC têm como causa a doença do refluxo gastroesofágico, doença do trato biliar, pancreatite e gastrite com ou sem doença ulcerosa péptica associada. (2)
Em um estudo com 50 pacientes adultos, a maioria apresentava como causa de dor epigástrica a doença do refluxo gastroesofágico, com 80% se manifestando com dor em queimação e 56% com relato de dispepsia. Apenas 12% apresentavam doença biliar como causa da dor. (2)
Pacientes que evoluem com pancreatite crônica ou recorrente pertencem a um seleto grupo em que a função exócrina pancreática permanece preservada. A dor abdominal recorrente é a manifestação mais comum deste problema. A dor periumbilical pode ser causada por DIOS, apendicite e intussuscepção. A apendicite não apresenta maior incidência nos pacientes fibrocísticos quando comparada com a população geral. Já quando a dor é hipogástrica, causas a serem lembradas incluem DIOS, principalmente se for ascendente, colite infecciosa (não se devendo esquecer do Clostridium difficile), colonopatia