Relatorio do coeficiente de viscosidade da glicerina
CURSO: MEDICINA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA E BIOFÍSICA II
PROFESSOR (A): MS. DÉBORA VIEIRA
RELATÓRIO DE FISIOLOGIA: Controlando a pressão arterial no homem
FABIANA CRUZ
KENNE SANT’ANA
MARIANA FREITAS DE OLIVEIRA
NATHÁRIA RODRIGUES DE FREITAS
SAMIR OMAR
PATOS DE MINAS
2011
FABIANA CRUZ
KENNE SANT’ANA
MARIANA FREITAS DE OLIVEIRA
NATHÁRIA RODRIGUES DE FREITAS
SAMIR OMAR
RELATÓRIO DE FISIOLOGIA: Controlando a pressão arterial no homem
Relatório apresentado como requisito parcial de avaliação tendo como assunto o controle da pressão arterial no homem, na disciplina Fisiologia e Biofísica II do Curso de Medicina, da faculdade de Ciências da Saúde, sob orientação da professora MS. Débora Vieira.
PATOS DE MINAS
2011
1 INTRODUÇÃO
A perfusão tecidual apropriada é garantida pela manutenção da força motriz da circulação, a pressão sanguínea, em níveis adequados e razoavelmente constantes ao longo de toda a vida dos indivíduos, estejam eles em repouso ou desenvolvendo diferentes atividades comportamentais. Os níveis de pressão arterial (PA) gerados pela necessidade cardíaca e vascular são controlados, extensa e redundantemente, por complexos mecanismos (BRAUNWALD, ZIPES, LIBBY, 2003).
A regulação momento a momento da PA é efetuada através de mecanismos neurais e humorais que corrigem prontamente os desvios para mais e para menos dos níveis basais da PA. Sua ação é imediata (questão de segundos), mas pode se prolongar através de alterações apropriadas do débito cardíaco, da resistência periférica e da capacitância venosa. São possibilitadas pela intervenção do sistema nervoso central (SNC), que, integrando as informações provenientes de diferentes sensores do sistema cardiovascular, modula a atividade cardíaca e vascular através de nervos autonômicos periféricos e da liberação de diferentes hormônios. A regulação neuro-humoral da PA funciona como um arco reflexo: envolve receptores, aferências,