Fisiologia
FACS/EDUCAÇÃO FISICA
FISIOLOGIA DO ESFORÇO II – 2013/1
ORIENTAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO PRÁTICA III – TESTE EM ESTEIRA ERGOMÉTRICA
1. A Avaliação Prática da disciplina Fisiologia do Esforço II será realizada nos dias 10/06 e 17/06 (18h45 às 20h25) no LACINE (Laboratório de Cineantropometria e Fisiologia do Esforço) – LABCEU (Laboratório Centro Esportivo Univale);
2. A avaliação será realizada em grupos de três alunos e terá valor de 10 pontos.
3. Cada aluno do grupo executará uma função: avaliador 1, avaliador 2 e avaliado; durante os procedimentos e todos serão avaliados coletiva e individualmente. Não poderão repetir a função desempenhada na avaliação anterior (cicloergômetro).
4. O AVALIADOR 1 – prepara o avaliado para o teste prestando-lhe todas as informações referentes ao mesmo: tipo de protocolo, objetivos do teste, ritmo do teste, procedimentos de verificação da pressão arterial, freqüência cardíaca, IPE antes, durante e após o teste, manifestação de sinais e sintomas, critérios de interrupção do teste, dúvidas do avaliado, etc. Mantém contato com o avaliado demonstrando segurança nas informações prestadas, tranqüilidade na condução da testagem, diálogo constante e incentivo ao avaliado; Executa as ações de controle do teste: verifica a FC, PA, IPE, percepção de sinais e sintomas, controla o ritmo do avaliado, mantém sintonia com o avaliador 2 e interrompe o teste agindo conforme critérios pré-estabelecidos.
5. O AVALIADOR 2 – executa as seguintes ações: preenche corretamente a folha de testagem, controla o tempo do teste, altera corretamente a carga de trabalho; mantém diálogo e auxilio ao avaliador 1, deve demonstrar segurança nas ações realizadas e tranqüilidade na condução da testagem.
6. O AVALIADO – participa das ações do teste, deve estar vestido adequadamente para a testagem e, ao final dos procedimentos do teste executa o cálculo das variáveis metabólicas. O mesmo terá 20 minutos para a execução dos cálculos;