Celula Bacteriana
1. ESTABELEÇA RELAÇÃO ENTRE O TEXTO E AS FIGURAS
Antibióticos são substâncias desenvolvidas a partir de fungos, bactérias ou elementos sintéticos. Possuí a finalidade de combater microrganismos, podendo ser monocelulares ou pluricelulares, que venham estar causando infecções no organismo. Contudo pode ocorrer de algumas espécies se tornarem resistentes aos antimicrobianos. Ha uma mutação que proporciona a síntese de enzimas capazes de conferir a inativação de tais substancias, geralmente encontramos nos plasmídeos os genes que conferem resistência em forma de pequenos filamentos de DNA. O uso abusivo dos antimicrobianos contribui para aumentar à pressão seletiva dessas drogas, proporcionando um ambiente favorável as bactérias resistentes. O uso indevido de antibióticos, como ingerir sem prescrição medica e não tomar nos horários corretos aumenta a probabilidade da bactéria se tornar resistente.
2. O que são bactérias oportunistas? Cite um exemplo
São certas bactérias que só conseguem causar doenças quando o sistema de defesa está debilitado. A bactéria Streptococcus pneumoniae não causa problemas na garganta da maioria das pessoas saudáveis, mas pode produzir pneumonia se as defesas corporais estiverem debilitadas.
3. O que são antibióticos e como são produzidos?
Antibióticos são substâncias capazes de matar bactérias. São extraídos de fungos e bactérias, mas na grande parte é modificada por processos químicos que aumentam seu potencial de ação.
4. O que são Plasmídeos e quais suas vantagens?
São moléculas circulares adicionais de DNA, capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossómico e sua presença não é essencial à vida da bactéria. Possuir plasmídeo pode ser vantajoso, pois geralmente contêm genes responsáveis pela destruição de substâncias tóxicas às bactérias (como os antibióticos).
5. O que é Penicilina e porque ele foi produzido em grande escala?
A penicilina é um antibiótico natural derivado de um fungo do