Fisiologia 2 Polidipsia Psicogênica e outras doenças
A ocorrência de polidipsia psicogênica consiste em uma alteração comportamental de origem emocional, que tem como objetivo chamar atenção do proprietário ,especialmente em cães e animais que vivem confinados . Esse distúrbio inicialmente é caracterizado por uma excessiva ingesta de água ( polidipsia) .
Uma das funções mais importantes do rim consiste em controlar a osmolalidade dos líquidos corporais. Quando a osmolalidade cai para valores muito baixos , isto é, quando os líquidos ficam muito diluídos, (neste caso pela grande ingesta de água), os mecanismos de feedback atuam sobre os rins, que passam a excretar excesso de água na urina. Obviamente, isso produz urina diluída, mas também remove água do organismo, aumentando assim, a osmolalidade dos líquidos corporais.
A diurese prolongada leva à perda dos solutos normais, inclusive ureia, do interstício medular, diminuindo a concentração de solutos na medula renal (com a queda na ureia, diminui-se a hipertonicidade no tubo e consequentemente a reabsorção de água).Os receptores existentes na parede dos átrios, direito e esquerdo, quando distendidos pela hipervolemia, alteram a frequência dos impulsos emitidos produzindo resultando em dilatação das arteríolas aferentes e consequente aumento da filtração glomerular (TFG).
O sinal que mostra ao rim a necessidade de excretar urina diluída é dado pelo hormônio conhecido como hormônio antidiurético (ADH) responsável pelo aumento da reabsorção de água nos túbulos distais. Logo, neste caso a secreção de ADH é inibida, tornando-os quase impermeáveis.
A pressão hidrostática capilar é a principal força de filtração e tende a ‘’ empurrar’’ o líquido contra a parede do vaso, ou seja quanto mais líquido estiver passando e sendo filtrado maior será a pressão hidrostática no vaso .
DIABETE MELLITUS :
Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido